Filmes Documentários

Confira abaixo uma lista de filmes documentários nacionais e internacionais sobre maconha, guerra às drogas e proibicionismo para você formar opinião e desenvolver pensamento crítico, amplo e fundamentado sobre o tema em diversas perspectivas.

(Clique sobre os cartazes para ir para o filme ou informações sobre ele)

Grass (1999)

Documentário canadense que relata a política de combate à maconha nos Estados Unidos da América e sua imposição a outras áreas do mundo. Aborda os gastos orçamentários do Estado, os movimentos sociais envolvidos, as personalidades políticas que inseriram-se neste “combate”.

Super High Me (2008)

Enquanto faz uma turnê pelos Estados Unidos, o comediante Doug Benson se atreve a fumar maconha por 30 dias e se submeter a exames médicos e psiquiátricos com incríveis resultados.

Quebrando o Tabu (2011)

Há 40 anos os EUA levaram o mundo a declarar guerra às drogas. Mas, os danos causados pelas drogas nas pessoas e na sociedade só cresceram. Abusos, informações equivocadas, epidemias, violência e o fortalecimento de redes criminosas são os resultados da guerra perdida em uma escala global.

O Sindicato - O Negócio por Trás do Barato (2007)

Documentário sobre à grande industria envolvida no cultivo e venda ilegal de maconha. A maconha é uma droga ainda ilegal na maior parte do mundo, ao contrario do álcool e cigarro, que são legais, porém matam mais que o uso de maconha.

The Culture High (2014)

Um mergulho sobre o que há por trás dos motivos daqueles que apoiam e daqueles que rejeitam a campanha pela legalização da maconha.
Com depoimentos de pessoas influentes e com posicionamento no debate, o filme traz um questionamento mais profundo sobre a política de drogas.

Weed the People (2018)

A cannabis esteve indisponível para médicos e pesquisadores nos EUA pelos últimos 80 anos, mas recentemente cientistas descobriram propriedades que ajudam no tratamento do câncer. 

Baseado em Fatos Raciais (2019)

Combustível para o jazz e o hip-hop, ela foi também o estopim de uma guerra contra as drogas baseada na injustiça racial. Este documentário analisa a complexa relação dos EUA com a maconha.

Ilegal - A Vida Não Espera (2014)

O filme aborda o uso da maconha para fins medicinais, com histórias de pessoas que lutam contra o preconceito e a burocracia para usar legalmente os remédios que ajudam a aliviar dores crônicas ou crises epilépticas.

Rolling Papers (2015)

A partir de janeiro de 2014, a maconha para uso recreativo foi liberada no estado do Colorado, nos Estados Unidos. “The Cannabist”, do jornalista Ricardo Baca, é a primeira coluna de um jornal a falar sobre a droga: notícias, comentários, conselhos para as famílias e até receitas de comidas.

The Legend of 420 (2017)

Este documentário explora a tendência crescente da descriminalização da maconha nos EUA e seu uso na medicina, arte, gastronomia e muito mais.

Estado de Proibição (2019)

Idealizado pelo Núcleo de Cannabis da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, o curta traz a história de mulheres que desafiam a lei para cultivar maconha para o tratamento de seus filhos e, na outra ponta, mulheres que perderam seus filhos pela violência associada à proibição das drogas.

Waiting to Inhale (2005)

“Esperando para fumar” explora a batalha entre pacientes, médicos, ativistas e o governo dos EUA pela legalização da cannabis medicinal. O Diretor mostra na tela estórias poderosas de indivíduos que não aparecem nas manchetes, nos trazendo para um mundo onde pacientes gravemente doentes são presos em operações armadas por cultivarem a única forma de tratamento para sua dor.

Dançando com o Diabo (2009)

Setembro de 2008, nos becos escuros das favelas cariocas: Sem disfarçar identidades, o documentário penetra num conflito que gera uma das taxas de mortandade mais elevadas do mundo.

Cannabis Rising:The Key In The Lock (2013)

Um imperativo para qualquer entusiasta da cultura da cannabis. “Cannabis Rising” é educacional e informativo. Uma ferramenta valiosa para quem faz pesquisa ou informa grupos de pais ou alunos. Para iniciantes e instruídos, essa abordagem honesta e direta da cultura da cannabis é uma revelação.

The House I Live In (2012)

Os Estados Unidos investiram grandes valores e realizaram milhões de prisões desde que Richard Nixon declarou guerra contra as drogas. Este documentário é um registro pungente das fragilidades do sistema judicial nessa complexa luta.

13ª emenda (2016)

Estudiosos, ativistas e políticos analisam a correlação entre a criminalização da população negra dos EUA e o boom do sistema prisional do país.

Cortina de Fumaça (2009)

Uma abordagem histórico-criminológica da temática das drogas.
O documentário procura comprovar a tese de que a criminalização das drogas não é capaz de diminuir o problema, mas sim de agravá-lo.

Dentro de la Marihuana (2011)

Ligada à cultura, economia, aplicação da lei e com propriedades médicas irrefutáveis, esta planta se revela perigosa e promissora ao mesmo tempo. Perigosa para quem não a conhece e benéfica para quem precisa.

Explicando: Maconha (2018)

Especialistas em maconha discutem a moda das plantas “sexualmente frustradas” com efeito mais potente, a busca por consistências nas variedades e na história da erva.

The Scientist (2015)

Um documentário que traça a história do candidato ao prêmio Nobel Dr. Mechoulam desde o começo de sua carreira. Como uma criança do Holocausto na Bulgária, através de sua imigração para Israel, e sua carreira como o principal pesquisador na química e biologia da planta mais incompreendida do mundo.

Run From The Cure - A História de Rick Simpson (2008)

Depois de uma grave lesão na cabeça em 1997, Rick Simpson procurou alívio para sua condição médica através do uso de óleo de cânhamo medicinal. Ao descobrir que o óleo, com sua alta concentração de THC, curava cânceres e outras doenças, ele tentou compartilhar a informação com tantas pessoas quanto ele pode. 

WEED - A CNN Special Report by Dr. Sanjay Gupta (2013)

Este documentário sobre cannabis apresenta vários pacientes de maconha medicinal e nos conduz pelo processo que eles devem suportar para receber uma receita.

Na Trilha do Haxixe - BBC News (2019)

A BBC News investiga todas as etapas de produção do haxixe considerado o melhor do mundo. A resina da maconha plantada nas montanhas do Marrocos é vendida nas grandes cidades da Europa. Como a droga chega até lá? Corrupção e conivência de agentes públicos estão entre fatores.

Dirijo (2008)

Sob direção do Arqueólogo Raoni Valle e da Organização dos Professores Indígenas de Mura, o curta apresenta a relação do povo Mura com a Cannabis, conhecida no local como Dirijo. Dirijo, dega, mariquinha ou liamba; antes dessa planta ser proibida, seu plantio e uso na região Amazônica onde os Murás habitam, era comum e muito frequente.

Barcelonnabis (2016)

Barcelonnabis, é um documentário de pesquisa que explora o uso da maconha na Espanha, com foco principalmente em Barcelona. Baseado na existência de associações como alternativa à proibição da cannabis.

A História da Maconha - History Channel

O documentário produzido e transmitido pelo History Channel, mostra os primórdios da proibição da Cannabis ao redor do mundo, assim como, as propriedades medicinais que durante anos foram ignoradas e hoje já atingem um mercado legal.

Breaking Habits (2019)

Na cidade de Merced, Califórnia, uma comuna de freiras ativistas administra uma fazenda ilegal de cannabis. Eles usam a planta para fazer remédios para tudo, desde epilepsia a câncer, lutando contra as autoridades, o xerife e cartéis locais. Esta é a história da irmã Kate, a freira que cultiva ervas daninhas.

Inside Medical Marijuana - National Geographic (2011)

Este documentário examina o mundo da maconha legal e analisa a ciência por trás das propriedades médicas da droga ilícita mais usada no mundo.

Usuários (2014)

O documentário de Pedro Mariani, Ronie Marques e Maurício Souza discute o uso da maconha nos aspectos religioso, medicinal e recreativo.

Erva, Ganância e Legalização - Parte 1 (2019)

Durante décadas, a maconha foi parte essencial do movimento de contracultura, apelidada de “provavelmente a droga mais perigosa” pelo presidente americano Reagan e detestada pelo establishment. Mas, à medida que o movimento para “normalizar” cresce e cada vez mais países optam por regulamentação em vez de proibição, o que acontece quando a maconha se torna um negócio? Que impacto isso tem sobre a violência, a saúde pública ou a economia?

Erva, Ganância e Legalização - Parte 2 (2019)

Durante décadas, a maconha foi parte essencial do movimento de contracultura, apelidada de “provavelmente a droga mais perigosa” pelo presidente americano Reagan e detestada pelo establishment. Mas, à medida que o movimento para “normalizar” cresce e cada vez mais países optam por regulamentação em vez de proibição, o que acontece quando a maconha se torna um negócio? Que impacto isso tem sobre a violência, a saúde pública ou a economia?

Vozes da Guerra (2012)

A legalização da maconha discutida como uma ferramenta de segurança pública por moradores de comunidades do Rio de Janeiro, um policial e um ex-traficante.

Mãeconheiras (2020)

Kátia, Ceça, Riso, Elaine, Patrícia e Ir. Rose: seis mulheres e mães em luta para garantir a qualidade de vida de suas filhas e filhos, que possuem diversas doenças raras. O alívio para suas vidas está no óleo da maconha, cujos compostos foram liberados pela Anvisa em 2019 exclusivamente para uso terapêutico. O filme relata essas histórias que se passam em Pernambuco e aborda a necessidade de se debater o uso e a proibição da Cannabis no Brasil.

A Demonização da Cannabis (1994)

Esse filme surpreendente explica o interesse ambiental na variedade do cânhamo como uma versátil fibra industrial, e não como droga, documentando a história de sua proibição. Com o auxílio de anos de pesquisas mundo afora, A Demonização da Cannabis expõe as manipulações políticas e industriais que proibiram uma das mais valiosas plantas da história.

Baseado no Brasil (2014)

O documentário é fruto de um projeto experimental realizado no fim de 2014 pela faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas. As declarações e o conteúdo do documentário podem ajudar na luta diária a favor da regularização da maconha.

Baseado em Fatos: a legalização da Cannabis no Brasil - VICE (2018)

Neste documentário feito em parceria com a Bem Bolado, a VICE foi até as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro conversar com ativistas, empresários, traficantes e growers legais e ilegais sobre os recentes avanços e as perspectivas de futuro do uso da cannabis medicinal e recreativa no Brasil.

Baseado em Fatos: Por dentro de um clube canábico uruguaio - VICE (2018)

Os clubes canábicos do Uruguai funcionam como um pico de cultivo coletivo da ganja. A VICE Brasil colou em algumas dessas associações pra descobrir como elas funcionam e se o Uruguai serve de exemplo para seus irmãos da América Latina quando o papo é legalização da erva.

Bem Bolado Parte 1: O que é que a maconha uruguaia tem? - TripTV (2017)

Desde setembro de 2014, clubes de maconha são legais no Uruguai, assim como o autocultivo. Passados mais de dois anos de convívio harmônico entre uruguaios e a erva, o eterno repórter-gonzo Arthur Veríssimo foi ter com nossos vizinhos para entender como essa legalização está desenrolando na prática. Este é o primeiro de três episódios da “Bem Bolado”, que você acompanha até sexta-feira aqui no canal do Trip TV.

Bem Bolado Parte 2: O melhor clube canábico do Uruguai - TripTV (2017)

No segundo episódio do “Bem Bolado” para o Trip TV, nosso repórter excepcional Arthur Veríssimo desbrava o melhor clube de cultivo de maconha do Uruguai, o 420.

Bem Bolado Parte 3: A Copa da Maconha - TripTv (2017)

Realizada desde 2012, a CopaCannabis Uruguay é a meca dos amantes da maconha na América do Sul. No terceiro e último episódio do “Bem Bolado” veiculado pelo Trip TV, o gonzo Arthur Veríssimo destrincha quais são os critérios para se chegar ao beck perfeito.

Primeira Igreja Niubingui Coptic de Sião do Brasil - TripTV (2011)

Arthur Veríssimo visita a Primeira Igreja Niubingui Coptic de Sião do Brasil e entrevista o seu fundador Ras Geraldinho.

Lebanon's Hash Industry - Deutsch Welle (2018)

A indústria de cannabis subterrânea do Líbano já gera exportações anuais estimadas em 200 milhões de dólares. Agora, o governo libanês está considerando legalizar o cultivo de cannabis para fins médicos, em um esforço para impulsionar sua economia sem dinheiro. Mas os habitantes do vale de Bekaa, onde a planta é cultivada há décadas, são céticos em relação às intenções do governo.

Drauzio Dichava #1 | Era uma vez uma planta (2019)

A Marcha da Maconha começou discreta e foi alvo de forte repressão até se tornar um dos maiores movimentos pró-legalização do Brasil. Sua trajetória encontra paralelo com a história da própria maconha, que ainda é alvo da polícia, mas também centro de um debate que aponta para a descriminalização.

Drauzio Dichava #2 | A brisa (2019)

Estudos mostram evidências de que a maconha tem um potencial terapêutico no tratamento de algumas doenças. Mas o que sabemos sobre sua capacidade de criar dependência e sua ação sobre o cérebro quando falamos de uso adulto? No segundo episódio de “Drauzio Dichava, conversamos com dois profissionais que têm visões opostas sobre o tema.

Drauzio Dichava #3 | Cannabusine$$ (2019)

Apesar da proibição, a cultura e o comércio relacionados à maconha persistem tanto quanto o consumo. Dr. Drauzio visita o QG do canal Umdois, que produz conteúdo para “maconhistas” (como eles mesmos se definem) e conversa com donos de duas headshops, como são conhecidas as lojas que vendem produtos relacionados à maconha.

Drauzio Dichava #4 | Onde o bicho pega (2019)

A guerra às drogas no Brasil não diminuiu o consumo de maconha no país. O resultado após décadas de conflito é o aumento da violência, mas não contra todos os brasileiros. Quem arca com o ônus da repressão é a população preta, pobre e periférica.

Drauzio Dichava #5 | O jardineiro fiel (2019)

No último episódio de Drauzio Dichava, conhecemos um comerciante que cultiva e vende maconha sem passar pelo” tráfico convencional”. Compradores para o seu produto não faltam, e o perfil de sua clientela está longe do estereótipo de “marginal”.

Marijuana Inc: Inside America's Pot Industry - CNBC (2009)

Trish Regan da CNBC entra na polêmica indústria de maconha da América. Indo dos dispensários de maconha da Califórnia até conversando com os cultivadores de maconha e com a aplicação da lei, ela mostra como a maconha é grande e importante para essa economia.

Verão da Lata (2014)

O documentário aborda o memorável verão brasileiro do ano de 1987/88 que ficou conhecendo como “o verão da lata”. Um acontecimento em que milhares de latas com maconha prensada de alta qualidade foram escontradas ao longo do litoral do Rio de Janeiro e São Paulo, um acontecimento que afetou atos criminosos, econômicos e comportamentais.

Drogas - Oferta e Demanda (Maconha)

Esta série documental, com caráter social e econômico retrata a investigação minuciosa de uma ex-agente da CIA.
Estrelado por Amaryllis Fox, a produção aborda também os bastidores do tráfico de seis substâncias ilegais. Além disso, denuncia o mercado lucrativo da comercialização de drogas ilícitas, mostrando as consequências e riscos deste negócio.
O episódio sobre maconha aponta que mesmo após a legalização, aproximadamente 80% das vendas de maconha na Califórnia ainda são ilegais. Fox investiga o motivo. 

MACONHA.doc - Salvando brisas e vidas (2020)

Lucas Maciel, youtuber e apresentador do programa Trampo Zika, da MTV e Comedy Central, registrou uma viagem de 7 dias pelo Uruguai, que deu origem a uma websérie de 4 episódios que mostra as perspectivas da maconha legalizada no país. 1º episódio, Lucas aborda o aspecto medicinal da maconha, e apresenta o ponto de vista de pacientes brasileiros, além de médicos e associações, sobre terapias à base de cannabis.

MACONHA.doc - Cultivar é um trampo zika! (2020)

Lucas Maciel, youtuber e apresentador do programa Trampo Zika, da MTV e Comedy Central, registrou uma viagem de 7 dias pelo Uruguai, que deu origem a uma websérie de 4 episódios que mostra as perspectivas da maconha legalizada no país. No 2º vídeo, ele vive um dia como cultivador de cannabis. Para isso, o apresentador visitou um clube canábico, onde plantou, regou, clonou, colheu, cortou e empacotou a erva para que um sócio do clube pudesse retirar. Pra quem não imagina como funciona o cultivo e consumo em um país legalizado, Lucas explica e mostra na prática como funciona por lá.

MACONHA.doc - Os efeitos sociais e psicológicos (2020)

Lucas Maciel, youtuber e apresentador do programa Trampo Zika, da MTV e Comedy Central, registrou uma viagem de 7 dias pelo Uruguai, que deu origem a uma websérie de 4 episódios que mostra as perspectivas da maconha legalizada no país. O 3º episódio aborda a cultura da cannabis por quem a consome: uma análise do vocabulário dos maconheiros que estavam em solo uruguaio.

MACONHA.doc - O último episódio (2020)

Lucas Maciel, youtuber e apresentador do programa Trampo Zika, da MTV e Comedy Central, registrou uma viagem de 7 dias pelo Uruguai, que deu origem a uma websérie de 4 episódios que mostra as perspectivas da maconha legalizada no país. Para fechar a websérie, o último vídeo traz o youtuber como chef de cozinha especialista em maconha.

Entre Muros e Favelas (2005)

O vídeo conta com depoimentos de representantes de ONGs e movimentos sociais, aos quais se somam as emocionantes falas de parentes e amigos de vítimas da violência. Violência esta que tem cor, classe e idade, já que a grande maioria de mortos e feridos é formada por jovens, negros e pobres. O cenário do documentário são as próprias ruas e becos dos morros cariocas, onde residem mais de 20% da população da cidade. O filme desnuda o papel do Estado, presente nessas localidades apenas através da violência policial.

Falcão - Meninos do Tráfico (2006)

Falcão – Meninos do Tráfico é um documentário brasileiro produzido pelo rapper MV Bill, pelo seu empresário Celso Athayde e pelo centro de audiovisual da Central Única das Favelas que retrata a vida de jovens de favelas brasileiras envolvidos no tráfico de drogas. O documentário foi feito entre 1998 e 2006 em que os produtores visitaram diversas comunidades pobres do Brasil, registrando em 90 horas na maioria do tempo em forma digital, e um pouco em VHS. O nome do documentário é em razão do termo “falcão” usado nas favelas, que designa aquele cuja tarefa é vigiar a comunidade e informar quando a polícia ou algum grupo inimigo se aproxima.

Notícias de uma Guerra Particular (1999)

Dos aclamados documentaristas João Moreira Salles e Kátia Lund, “Notícias de uma Guerra Particular” é baseado em entrevistas com personagens envolvidos na rotina do tráfico, o filme contrapõe as falas de criminosos, policiais e moradores do morro Dona Marta, Rio de Janeiro, e debate a forma como a sociedade lida com a violência.

HASCHISCH (2002)

Um documentário que leva o espectador para as montanhas em Ketama, norte do Marrocos e mostra todos os passos, desde o plantio das sementes até a colheita e preparação de haxixe. Nas montanhas, aldeias inteiras vivem dos lucros feitos por pequenas ervas crescendo e produzindo haxixe. O filme permite-nos conhecê-los e segui-los para o trabalho. 

Guia Final do Cultivo de Maconha (Jorge Cervantes) DVD 01 (2005)

Se você está iniciando o cultivo de suas plantas, ou mesmo se já planta há algum tempo, não deixe de assistir esse documentário. Com certeza você irá enriquecer o seu conhecimento no assunto com esse excelente material.

Jorge Cervantes, um dos maiores experts do mundo em cultivo de maconha, mostra nesta obra absolutamente tudo que você precisa saber para plantar sua própria maconha like a boss.

São quase 4h de puro conhecimento divididos em 3 partes.

 

Guia Final do Cultivo de Maconha (Jorge Cervantes) DVD 02 (2005)

Se você está iniciando o cultivo de suas plantas, ou mesmo se já planta há algum tempo, não deixe de assistir esse documentário. Com certeza você irá enriquecer o seu conhecimento no assunto com esse excelente material.

Jorge Cervantes, um dos maiores experts do mundo em cultivo de maconha, mostra nesta obra absolutamente tudo que você precisa saber para plantar sua própria maconha like a boss.

São quase 4h de puro conhecimento divididos em 3 partes.

 

Guia Final do Cultivo de Maconha (Jorge Cervantes) DVD 03 (2005)

Se você está iniciando o cultivo de suas plantas, ou mesmo se já planta há algum tempo, não deixe de assistir esse documentário. Com certeza você irá enriquecer o seu conhecimento no assunto com esse excelente material.

Jorge Cervantes, um dos maiores experts do mundo em cultivo de maconha, mostra nesta obra absolutamente tudo que você precisa saber para plantar sua própria maconha like a boss.

São quase 4h de puro conhecimento divididos em 3 partes.

 

Animação sobre guerra às drogas - PBPD (2019)

“Essa guerra nunca foi contra às drogas. Sempre foi contra pessoas. Determinadas pessoas”.

A Plataforma Brasileira de Política de Drogas, por meio do Núcleo de Violência e Encarceramento, produziu essa animação narrada pelo rapper Edi Rock, do Racionais MCs, sobre os efeitos da política de combate às drogas implementada no Brasil.

As histórias e personagens do vídeo mostram como cor, endereço, gênero e classe social podem criar diferentes desfechos em casos envolvendo porte e venda de drogas.